top of page

O Carvão e o Braseiro no Churrasco




Uma dica bem importante e primordial no processo de início do churrasco e formação do braseiro é a compra de um bom carvão, seguem algumas dicas neste processo de compra do carvão para que o seu churrasco comece muito bem:


Quais os tipos de carvão?


Temos o mais conhecido carvão de eucalipto: que deve ser 100% de madeira reflorestada de eucalipto, com alta densidade e peso, com tamanhos que variam acima de 05 cm a 20 cm, são os mais utilizados nos churrascos, não produz muito pó e não é muito quebradiço quando é de madeira de qualidade.


Carvão de Eucalipto Reflorestado, ideal para o seu churrasco:


Fonte Campeão


Você conhece o carvão de acácia negra: que possui excelente qualidade e também as mesmas características do carvão de eucalipto, ele possui um baixo percentual de umidade, geralmente é uma madeira de alta densidade, reflorestada, que gera uma excelente caloria e uma boa durabilidade de braseiro para o seu churrasco.

Carvão de Acácia Negra, indicado para churrasco:

Fonte: Mfrural

Temos também o carvão do tipo briquete: alguns parecem uma bolacha, outros um retângulo, conforme foto logo mais abaixo, ele deve conter um menor índice de água devido à alta compactação e com esta característica ele deve chegar ao braseiro ideal mais rápido, ele é bem compacto e padronizado garantindo uma homogeneidade o que proporciona um braseiro com boa vida útil no churrasco.

Carvão de Briquetes, indicado para churrasco


Briquete


Fonte: Fiamma


Fonte: Mfrural


O churrasco feito à lenha proporciona um sabor diferente na carne tipo defumado além de manter um fogo alto e constante, para o meu paladar eu adoro e prefiro fazer pizzas e cozinhar em fogão à lenha, do que quando comparado a fazer um churrasco com carvão, também porque nas minhas experiências com a lenha, ela demorou um pouco mais para chegar no momento exato de colocar as carnes e também por ficar um fogo muito alto, sempre com labaredas, enfim, gosto é gosto, eu opto por carvão de eucalipto no meu churrasco, mas fique a vontade e conte-nos como foi a sua experiência com lenha no seu churrasco.


Foto da Lenha ideal também para o seu churrasco:


Fonte: Groupon


Fonte: Leroy Merlin

Indicamos todos os carvões expostos acima, cada um com uma singularidade, mas nestes tempos de gourmetização, também temos outros tipos de carvão de madeiras frutíferas que destacam um sabor frutado a carne e dão um certo glamour defumando a carne no processo, eu ainda não fiz churrasco com estes outros tipos de madeira e não conheço ainda, mas se você fez, conte-nos como foi a sua experiência com carvão de madeiras frutadas.


Como comprar carvão para o seu churrasco?


- Procure comprar os sacos grandes que variam de 7 a 10 kg, porque nos menores, sempre possuem muito mais impurezas (carvolinha e munha) e restos pequenos, se preocupe com o peso se o saco é grande, tem de estar pesado, porque se estiver leve demais o carvão não é muito bom devido ao processo de compactação e a sua densidade devem estar à altura do peso, ou seja, o carvão deve ser pesado.


- Repare onde o carvão está acondicionado, se ele estiver próximo de produtos úmidos, com a embalagem com aspecto que está ali a um bom tempo, rasgado, não é bom sinal, mesmo que aquele carvão seja de empresa de qualidade, um carvão úmido te dará mais trabalho no processo de acendimento do braseiro e tornará o seu churrasco muito mais dificultado até a efetiva criação do braseiro perfeito.


- Procure comprar carvão vegetal de madeira de eucalipto informando que é proveniente de Reflorestamento e Certificado, ele deve estar também credenciado no IBAMA, geralmente é informado na embalagem que ele é limpo (com pouco pó) e granulado;


- Compre o carvão de uma carvoaria que possui o Selo de Reflorestamento, porque esta empresa regularmente é vistoriada, possui uma regularidade no tamanho, não desmata floresta nativa, não utiliza trabalho infantil ou escravo e não passa por cima das leis ambientais;


- Para churrasqueiras maiores, carvão maior é bem vindo, para churrasqueiras menores, daqueles modelos que são fáceis de movimentar e locomover tipo pequena, você pode quebrar o carvão com a pá que o movimenta, ou com outro equipamento, evite comprar carvão tipo carvolinha ou munha que são raspas e restos de carvão utilizados para outros fins e não para o nosso churrasco;


Carvão em pequeninos pedaços Tipo Carvolinha (Ideal para Siderúrgicas e Forjarias), evite no churrasco:


Fonte: Campeão


Carvão tipo Munha ideal para enchimento de lajes, procure evitar no seu churrasco:

Fonte Campeão


Como acender o fogo no churrasco?


Bom, para acender o fogo de sua churrasqueira existem algumas técnicas variadas que vamos compartilhar com você, teste e mescle todas as técnicas e veja a que melhor se adequou e facilitou a sua vida no momento de acender a sua churrasqueira e refaça e aprimore:


- Jamais em hipótese alguma, utilize os ingredientes a seguir para acender a churrasqueira: gasolina automotiva, álcool automotivo, querosene, óleo diesel, plástico, derivados de petróleo, solventes, elementos tóxicos ou contaminados, papel colorido porque contém tintas e corantes, cigarro, sim! já vi alguns utilizando o cigarro, jamais use por favor, por que fazem muito mal a saúde no processo de queima e combustão destes elementos eles liberam resíduos gerando gases que causam câncer entre outros maus.


Para acender o fogo do churrasco faça assim:


Coloque uma garrafa, ou latinha de alumínio, ou copo de vidro na churrasqueira limpa, sem nada e sem foligem do último churrasco.


Coloque o carvão ao redor da garrafa/lata/copo e crie um pequeno monte.


Retire a garrafa/lata/copo e coloque no espaço deixado:


- Ou um pão seco ou molhado óleo de cozinha ou com álcool próprio para churrasco (gel / líquido / barra);


- Ou insira óleo de cozinha;


- Ou somente o acendedor de (gel / líquido / barra);


- Ou coloque papel retorcido seco ou molhado com os itens acima;


- Ou insira o papelão interno da embalagem do carvão retorcido seco ou com os itens acima;


- Pedaços de madeira sozinha seca ou molhada com os itens acima e com pequenos pedaços de carvão;


- Ou com guardanapo;


- Ou sem nada se não tiver nada dos materiais acima;


- Usando o papel/papelão você pode também fazer uma espécie de taça e acomodá-la na churrasqueira no espaço deixado pela garrafa/lata/copo e acender com o fósforo que também dá certo, enfim, temos várias formas, escolha a sua e bom churrasco.


Acenda com 3 fósforos, justamente para gerar mais fogo e maior assertividade.



Fonte: Cozinhando


Fonte: Cozinhando


Fonte: Cozinhando


Devo colocar o carvão no centro ou no canto? Muitos churrasqueiros preferem fazer 02 tipos de braseiros, um mais forte e o outro mais fraco e eu concordo, ocorre que algumas churrasqueiras são menores e não comportam 02 braseiros. Eu opto por iniciar 02 braseiros um no canto direito e outro no esquerdo, quando a churrasqueira é grande, ou acendo somente 01 dos lados e o outro mantenho as cinzas do carvão passado.


Quando uso 02 braseiros, logo eles se encontram e o tempo para que o braseiro chegue no momento ideal de colocarmos as carnes, é quando está incandescente com uma camada fina branca de potássio por cima da brasa, mas é uma questão pessoal onde acender e quantos braseiros acender.


O importante é colocar em media uma camada de cerca de 10 cm de carvão após o início do processo do carvão virar brasa, realizar uma distribuição das brasas uniformemente na churrasqueira de modo que ela toda tenha pontos de brasa para que o restante do carvão que ainda não virou brasa se transforme.

Qual o momento de acender a churrasqueira e colocar a carne?

È natural visualizarmos em churrascos de algumas pessoas, eles colocarem a carne ou a lingüiça logo após alguns minutinhos acender o carvão, muito antes da brasa esbranquiçada estar formada, apenas com o carvão iniciando o processo de pegar fogo gerando labaredas.


Estas pessoas acreditam que com a gordura da carne e da lingüiça pingando o carvão e “queimando literalmente tudo vai formar labaredas” e vai ajudar a criar a tão esperada brasa, só que este é um dos grandes erros nos churrascos destas pessoas, e faz com que se consiga estragar excelentes cortes e carnes.


E é por isso, que naturalmente as primeiras levas de fornadas de carne, geralmente nestes casos citados acima, são as piores, e as próximas, quando o carvão inteiro na churrasqueira virou brasa, elas saem perfeitas, é porque ainda não era o momento correto de colocar as carnes, mas vou lhes falar o momento correto abaixo.


Está correto quem pensou que deve aguardar em cerca de entre 45 minutos e 01 hora antes, sim, para que o carvão se transforme em brasa, vermelha incandescente e com a famosa camada branca de potássio por cima, onde este é o momento ideal de se colocar as carnes para grelhar e assar, é quando colocamos a carne na grelha e escutamos o famoso tchiiiiiiiiii, sem labaredas.


A dica é após o carvão virar braseiro com camada fina branca, você coloque um pouco das cinzas do churrasco passado, justamente para evitar que subam labaredas e o fogo do braseiro do seu churrasco fique controlado.


Essa técnica é necessária porque quando você coloca as carnes antes do carvão virar braseiro, as labaredas que estão em grande quantidade, farão o processo de queimar por fora e deixar cru ou muito cremada a sua carne, e isto acaba com o seu churrasco.


Outro fator importante é que quando se coloca a carne antes do momento do carvão virar braseiro, repito com a camada fina branca por cima, o efeito de colocar a lingüiça ou carne e o processo de queda da gordura em contato com este carvão e não braseiro, fará com que muitas labaredas se formem e estas labaredas queimam a carne deixando um sabor ruim de queimado que devemos evitar ao máximo, como um amigo meu sempre comenta no churrasco, “churrasco se faz com brasa e não com a carne pegando fogo”.


O momento certo de se colocar a carne é quando o carvão está em brasa com fina camada esbranquiçada, com temperatura elevada e coberto por igual, sem chamas ou muita fumaça.


Após os 45 minutos a 01 hora, é lógico que depende de quanto de carvão foi colocado para este tempo, mas estimando um churrasco para 10 pessoas teremos este prazo a ser cumprido, o carvão já terá queimado totalmente e virado brasa, e também liberado toda aquela fumaça inicial que transfere cheiro, odores e gosto ruim à carne e principalmente ficar sem as temíveis labaredas. Como não queimar as carnes na churrasqueira?

Uma valiosa dica são as medidas de quente regular e fraco nas palmas das mãos, para saber se o fogo está na temperatura ideal, você coloca as mãos com palma virada para baixo para o fogo na medida da grelha, se aguentar somente 5 segundos, o fogo está ótimo para grelhar a partir de 10 cm de altura e assar acima de 40 cm.


Mas se chegar nos 04 segundos ou menos e não aguentar, o fogo está alto demais e vai tostar e queimar a sua carne, neste caso, ou coloque cinzas, ou aumente de nível a grelha, agora se chegar no 06 segundos e você aguentar o fogo está fraco, você deve colocar mais carvão de pouco em pouco para aumentar a caloria do carvão para virar brasa novamente.


O monitoramento e acompanhamento são o ponto x da questão, os fatores que fazem com que a carne queime e ultrapasse do ponto de suculência são: a carne estar muito próxima da brasa ou o fogo estar muito alto com labaredas fazendo com que a carne queime e fique com aquele gosto terrível.


As labaredas são reduzidas ao longo do tempo que o carvão vira brasa, então paciência é uma das chaves do sucesso, a conferência e monitoramento também são, então, temos algumas advertências no processo de labaredas:


- Jamais, em momento algum, jogue água na sua churrasqueira para baixar as labaredas, isso trincará as pedras refratárias, ou os tijolos trincarão, e se esfarelarão posteriormente, e se for de outro material como inox ou ferro diminuirá consideravelmente a sua durabilidade.

Outra dica é sempre, mas sempre, colocar as carnes com ossos para baixo e a gordura para cima.


Uma alternativa para as labaredas é subir o nível da grelha para o maior andar e aguardar o carvão se transformar em brasa que não gerará mais labaredas, ou jogue um pouco de cinzas do último churrasco, guarde as labaredas do último churrasco em um pote ou sacola plástica e utilize no momento das labaredas, e a última alternativa é retirar a carne da grelha e aguardar o carvão virar brasa.



Qual a altura das carnes nas grelhas?

Bem, este processo, varia de churrasqueiro para churrasqueiro e de carne para carne, mas temos uns parâmetros para lhe auxiliar:


A carne grelhada fica entre 10 a 15 cm de altura do braseiro, então, dentre estas medidas estamos realizando o procedimento de grelhar a carne, que é indicado para bifes e postas.


A partir de 40 cm de altura em que a grelha estiver acima do braseiro, estamos assando a carne, quando o ritmo do pinga e thiiiiiia aumenta é sinal que as labaredas vão subir, mas já se o ritmo do pinga a pinga da gordura está muito lento, é um bom sinal de que a brasa está fraca / acabando ou a carne está muito longe do braseiro, a gordura deve cair de forma regular e sem que provoque as temidas labaredas.


No processo de assar é indicado grandes peças: como o cupim, costela, cortes suínos, e o frango também é indicado na altura a partir de 40 cm.

Veja o vídeo de um dos grandes churrasqueiros falando sobre as alturas nas churrasqueiras o grande Marcos Bassi:

Fonte: Bassi


Encontrei excelentes dicas de churrasco no Blog do Churrasco.


Como devo abaixar o fogo? Como já comentamos anteriormente, jamais, em momento algum jogue água no carvão, você deve ou subir a grelha ou colocar um pouco de cinza do churrasco anterior, e se a coisa estiver pegando fogo alto, retire a carne da churrasqueira e aguarde formar braseiro novamente.


Quando você joga água na churrasqueira você faz com que a temperatura abaixe demais, dilatando os materiais que revestem a sua churrasqueira e fazendo com que a fuligem branca que estava no carvão se desprenda e vá direto grudar na carne ficando aquele gosto insuportável de queimado, perdendo todo o sabor da carne e sua suculência.


Uma dica também para evitar que as labaredas subam, além de colocar cinzas do último churrasco é mudar constantemente as carnes de locais para que os pingos não fiquem constantemente no mesmo local do braseiro fazendo com que as labaredas apareçam.


Baixando a labareda com restos de cinzas do churrasco antigo, evitando novas labaredas e assim que o braseiro atingir o momento ideal para colocar a carne, você deve colocar um pouco de cinzas para evitar as labaredas.


O fogo baixou e agora? Primeiro, é importante não se despejar o saco de carvão inteiro, porque você acumula muito calor e a queima do carvão é muito rápida gerando perda e o ideal é se você tiver espaço na churrasqueira mantenha o carvão a ser utilizado caso o fogo baixe, ali bem próximo, secando.


Isto de manter o carvão próximo, facilitará na reposição e melhor que isso, ele estar próximo ao fogo faz com que o seu percentual de umidade praticamente fique zerado e isso faz com que o carvão fique bem seco facilitando a sua combustão para que ele se transforme em braseiro mais rapidamente.


Coloque e preencha aos poucos as novas lascas de carvão, e os coloque sempre ao lado do braseiro e à medida que ele também virar braseiro você o arrasta mais para o centro do braseiro da churrasqueira e vai colocando mais carvão novo ao lado do braseiro, procure não mexer muito no braseiro somente estes movimentos para evitar que o descolamento da camada branca da brasa vá se alojar em sua carne, mexa na carne mudando de altura na grelha, mas mexa o mínimo no seu braseiro.



Fonte: Cozinhando



Como apagar o fogo?

O fogo apagará normalmente, como já comentamos, nunca jogue água no fogo, o máximo que você poderá fazer para baixar a temperatura é colocar os restos de cinzas do churrasco anterior.


Uma dica importante é, já que o churrasco acabou, aproveite e limpe a grelha de imediato, uma dica legal é passar antes e no momento de grelhar e assar, algum azeite ou manteiga para manter a grelha selada, isso vai fazer com que as carnes não grudem nela, mas por outro lado, como possuem gordura/óleo fazem o fogo ficar mais forte e pode levantar labaredas no pinga a pinga deles.


Limpe sempre imediatamente os utensílios e materiais utilizados no churrasco, assim que acabar porque sempre é mais fácil no momento em que ainda estão quentes ou acabarem de serem utilizados, diferentemente porque no dia seguinte a gordura estará encrustada e é mais difícil limpar e lavar os equipamentos do churrasco, principalmente a grelha, a tábua, o espeto e os potes de molhos, utilize sempre esponja de aço na grelha e sabão, já nos outros materiais pode ser a esponja de cozinha com sabão neutro.


O churrasco é mais que uma simples refeição, nós da Food Bike CHURRASCO NA BIKE consideramos o velho e bom churrasco como um grande ritual prazeroso e saboroso, e ser churrasqueiro é uma grande honraria, é uma arte fazer uma boa carne suculenta e no ponto certo para pessoas que estão ali curtindo o moment0 ao seu lado.


Se precisar de uma food bike feita à mão com design inovador e uma churrasqueira a carvão acoplada, sem fumaça, sim!!! Possuímos um sistema em nossa coifa que é utilizada nos melhores restaurantes e em shoppings centers que através de uma exclusiva tecnologia de ionização e filtragem do ar elimina a fumaça e mais de 300 odores.


A nossa estrutura da churrasqueira, a Grelha Tipo Parrilla, as Grelhas Tipo Moeda e a caixa de braseiro também são da mais alta qualidade e tecnologia na Food Bike Churrasco na Bike.


Nosso parceiro Edcal construiu a nossa churrasqueira com um dos melhores aço inox do mercado tipo 304 e a caixa do braseiro é toda revestida de lã de rocha para que o calor do braseiro não se dissipe para outras partes da Food Bike Churrasco na Bike.


Podemos atuar qualquer ambiente, conte conosco para Trabalhamos em qualquer tipo de evento em área externa ou interna, happy hour, casamento, buffet, aniversário, festas, promoções, apresentações, workshops, feiras, palestras, seminários, reuniões e qualquer tipo de evento seja ele em ambiente aberto ou fechado, onde precise de uma comida boa para servir com excelência seus clientes, familiares, amigos e parceiros um churrasco de qualidade com os melhores cortes carne do mercado.









 

Commentaires


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page