Churrasco de Costela Suína
CHURRASCO DE COSTELA SUÍNA

Fonte: Castellar Quato
Um churrasco sempre fica ainda mais feliz, saboroso e crocante com uma costelinha suína, ainda mais se ela ficar tostadinha com uma camada crocante, ou melhor, pururuca, quando cria uma camada crocante externa e mantém a suculência internamente.
Mas para um bom churrasco de costela suína primeiramente é necessário comprar uma excelente costela, em seu açougue, ou supermercado de confiança, opte por cortes mais generosos, mais gordinhos, com maior camada de carne e gordura, peça ao seu açougueiro que é para fazer churrasco com aquele corte da costela suína que ele já vai saber de imediato o corte que você precisa.
CHURRASCO DE COSTELA SUÍNA NO SAL

Fonte: Ytimg
Eu amo churrasco de costela suína, existem várias formas de fazer a costela e a mais básica e não menos saborosa é feita somente com sal e após assada passar um pouco de limão e só, simples e direta, mas não menos crocante, deliciosa e suculenta.
Separe a costelinha em temperatura ambiente, reserve e coloque bastante sal grosso e deixe o sal penetrar na carne neste descanso por cerca de 05 minutos, após os 05 minutos a carne já absorveu o sal necessário e você pode retirar o excesso de sal e colocar na churrasqueira a uma altura de 40 cm, para ser assada, sempre olhando, verificando e virando, após uns 40 minutos a 01 hora, dependendo do tamanho da peça, se cortar osso por osso é rápido, mas se assar inteira pode passar de 01 hora o tempo de preparo no churrasco.
Quando visualizar que ela está com uma pequena crosta se formando, ela está assada, pode descer para uma altura de cerca de 15 cm para finalizar a costela grelhando ela para finalizar ela a pururuca, sempre de olho e virando ela sempre, ela vai criar aquela crosta crocante deliciosa e seu churrasco de costela suína vai se tornar especial para os seus familiares e amigos presentes.
CHURRASCO DE COSTELA SUÍNA COM TEMPERO DE MOSTARDA

Fonte: Revista Donna
Também fica uma delícia, passar um pouco de mostarda na costela suína inteira, pode colocar um pouco de limão, alho, pimenta, e seguir o procedimento acima de reservar ela com este tempero por 5 minutos antes de colocá-la na churrasqueira para assar.
Importante no momento do preparo sempre ir regando e pincelando a costela com este molho de mostarda para que ela vá absorvendo o tempero e inicie o processo de pururuca.
Dependendo do corte, se tiver cortado ela osso a osso, a costelinha suína assará rapidamente, mas se fizer a peça inteira, necessitará de mais tempo e cuidado, sempre olhando a churrasqueira para que o fogo não fique alto, ensinamos como manter o fogo corretamente no post O Carvão e o Braseiro no Churrasco.
Assim que reparar que a costela está tomando cor de assada, pode descer para os 15 cm de altura do braseiro na churrasqueira para que aumente o processo de pururucar, daí, depois é só alegria, separe e esprema o limão sobre a costela suína pronta, ou deixe a vontade para os seus convidados e tá feito o arrebento, a sua galera vai amar o seu churrasco de costela suína.
CHURRASCO DE COSTELA SUÍNA TEMPERADA E MARINADA

Fonte: BeerBrasa
Bem, para o churrasco de costela feito com marinada, começamos lhe informando que esta marinada pode ser feita a partir de várias combinações e que uma marinada possui 03 bases pilares dependendo do tipo de carne a ser marinada.
A 1° base de uma marinada são elementos aromáticos como: (especiarias e ervas: pimentas, alecrim, orégano, manjericão, tomilho, loro, etc).
A 2° base de uma marinada são os legumes como: (salsão, alho, cebola, tomate, cenoura, etc).
E a 3° base de uma marinada são líquidos cítricos como: (limão, laranja, vinho branco, vinho tinto, abacaxi, cachaça, cervejas, vinagres).

Fonte: Bebida Liberada
Usando as 03 bases de uma marinada você consegue fazer uma diversidade de molhos e temperos para usar de acordo com cada tipo de alimento que você irá marinar no seu churrasco.
Importante mencionar que o vinho é um dos líquidos mais usados nas marinadas, inclusive para uma marinada de churrasco de costela suína, mas é possível utilizar outros líquidos cítricos como, cervejas, cachaças, vinagres entre outros, sempre utilize produtos de excelente procedência e qualidade na marinada, porque se o produto não é bom para beber ou comer, então não presta para a marinada.
Existe uma indicação de que para carnes brancas, vinho branco, e carnes vermelhas, vinho tinto, você pode usar este caminho também para uma marinada usando vinagres.
Uma dica importante é que para uma boa marinada para um churrasco de costela suína, é ideal no mínimo umas 06 horas a carne marinando e absorvendo os sabores dos produtos da marinada.
Sempre mantenha em geladeira a carne marinando, quanto mais tempo marinar mais sabor, já fiz marinadas que ficaram por 02 dias sempre em geladeira, tempero na sexta e somente faço o churrasco da costela suína no domingo, pode apostar que fica uma delícia porque os produtos deixam a carne ainda mais macia e suculenta internamente e por fora crocante, além de exalar os sabores da infusão da marinada.
Para uma marinada de peixe o ideal são cerca de 03 horas, senão o peixe começa a cozinhar demais na marinada, já para pequenos cortes de carne menores que 01 kilo, uma marinada de 06 horas é o bastante, já para cortes de carne maiores que 01 kilo é ideal uma marinada a partir de 12 horas a até 48 horas.
COMBINAÇÕES DE TEMPEROS PARA UMA MARINADA DE
CHURRASCO DE COSTELA SUÍNA

Fonte: Urandirnews
A Carne de porco combina muito bem com aromas e sabores cítricos, por isto, raspas de limão, laranja e até tangerina ficam muito saborosos quando juntos estes sabores no marinado de churrasco de costela suína.
Para peixes a marinada pede produtos mais delicados para que não se sobressaiam ao sabor do peixe e combina muito com cheiro verde, salsa, coentro, alho poro, tomilho-limão.
Já as carnes vermelhas combinam muito mais com sabores mais terrosos exigindo mais produtos como o louro, alecrim, tomilho, para quem gosta de arriscar mais e exaltar diferentes sabores a carne vermelha combina também com noz moscada, cravo e canela.
Uma outra dica importante é nunca marinar fora da geladeira, mantenha sempre a marinada na geladeira, jamais exposto a temperatura ambiente, qualquer alimento cru de origem animal, deve ser manipulado o mais rápido possível na temperatura ambiente e armazenado de imediato em conservação como na geladeira.
Não reaproveite a sobra da marinada para outro alimento sem que ela seja cozida, ela pode estar contaminada, se quiser utilizar a marinada, realize um cozimento da mesma para garantir e eliminar quaisquer riscos de contaminação e nunca utilize o líquido cru em um alimento já cozido.
Após marinada a costela suína, com o fogo em forma de braseiro, realize o procedimento de colocar na churrasqueira a uma altura de 40 cm para ser assada, você deve se manter atento sempre verificando e virando, após entre uns 40 minutos a 01 hora, vai depender do tamanho da peça que está utilizando, se cortá-la osso por osso é muito mais rápido, mas se assar a peça por inteira pode passar de 01 hora o tempo de preparo do churrasco de costela suína marinada.
Assim que ela ficar com uma pequena crosta, pode descer a peça para uma altura de 15 cm para finalizar a costela grelhando a carne para ela pururucar, fique sempre acompanhando e virando a peça sempre, ela vai criar uma crosta crocante maravilhosa e o seu churrasco de costela suína vai se tornar um sucesso.
CHURRASCO DE COSTELA SUÍNA TEMPERADA COM MOLHO BARBECUE

Fonte: Ultraboxatacado
Você sabia que a palavra Barbecue = Churrasco na língua inglesa, é uma palavra que teve a sua origem no termo Barbacoa que é uma palavra que era utilizada para dar nome às carnes que eram assadas naquela época em braseiros dentro de um buraco feito no chão pelos nativos de Iucatã no Sul dos EUA.
Existe um mistério em que os Franceses alegam e afirmam que foram eles que deram origem a palavra Barbecue, através do termo Barbe à Queue = Carne Assada Inteira, ao pé da letra Da Barba à Cauda.
No EUA o molho Barbecue é muito tradicional e muito utilizado em carnes assadas, principalmente no churrasco de costela de porco, ele possui traços ácidos, com tons agridoces ele também é amadeirado ao mesmo tempo defumando a carne e a deixando com um sabor delicioso.
Receita Americana de Molho Barbecue:
10 gramas de manteiga
50 gramas de bacon
05 gramas de pimenta malagueta moída e seca
05 gramas de pimenta caiena
02 unidades de cebola roxa
20 gramas de catchup
20 gramas de açúcar mascavo
03 colheres de sopa de vinagre cidra
05 gramas de páprica defumada
02 colheres de sopa de molho inglês
01 colher de sopa de óleo de canola
Sal e pimenta do reino a gosto
Cortar as cebolas roxas no estilo brunoise e colocar junto na frigideira, o bacon começará a dourar e a liberar a gordura, ele irá caramelizar junto com as cebolas.
Colocar sal a gosto, as pimentas malagueta moída seca, adicionar a pimenta caiena, pode adicionar também a pimenta-do-reino e a páprica defumada, mexer sempre para liberar sabor e não queimar, adicionar o açúcar mascavo.
Quando formar algumas bolhas é hora de adicionar o vinagre de cidra e o molho inglês deglaceando a frigideira, adicionar o catchup e a manteiga e manter mexendo até o momento de conseguir uma textura mais espessa e reservar que está pronto o seu molho barbecue para o seu churrasco de costela suína.
Daí para frente é temperar a costela de porco com o molho barbecue e seguir o processo de assá-la, com o fogo em estado de brasa, colocar na churrasqueira em uma altura de cerca de 40 cm, para ser bem assada lentamente, você deve ficar de olho sempre verificando e virando, após alguns 40 minutos a 01 hora, vai depender do tamanho da peça que está utilizando, o ideal é fazer a peça inteira o que pode até passar de 01 hora o tempo de preparo no churrasco de costela suína ao molho barbecue.
Assim que ela ficar com uma crosta, continue regando e pincelando a peça com o molho barbecue para na sequência descer a uma altura de cerca de 15 cm para finalizar a costela de porco por mais alguns minutos pincelando a mesma, daí então é reservar, cortar, servir e partir para o abraço que com o seu churrasco de costela suína ao molho de barbecue vai se tornar um sucesso entre os familiares, amigos e parceiros.

Fonte: Deliciasobreamesa
A Food Bike Churrasco na Bike espera ter compartilhado um pouco de nosso conhecimento com você, e te esperamos em nossa food bike de churrasco a carvão para experimentar o nosso churrasco de costela suína.
Fonte: Churrasco na Bike
Comments